RUMO A GASTROPLASTIA

ANO NOVO,METAS NOVAS:

sábado, 23 de outubro de 2010

Por que é necessário acompanhamento psiquiátrico/psicológico no tratamento bariátrico da obesidade ?

A obesidade pode ser definida como alteração de processos biológicos (envolvendo basicamente genética e metabolismo) em interação com fatores psíquicos e ambientais, cujo resultado é o aumento do peso sob a forma de acúmulo de gordura. A maioria dos pacientes obesos tem uma longa história de tratamentos anteriores, com reduções de peso seguidas de reaquisição do mesmo. Tais resultados parecem decorrer do enfoque excessivo na conseqüência (o peso), em detrimento do tratamento e modificação de suas causas.  Outro aspecto característico é a interrupção precoce dos tratamentos. Em diversos países, as técnicas bariátricas e cirúrgicas têm apresentado bons resultados em termos de redução de peso, melhora da qualidade de vida e satisfação global dos pacientes.  Isso se deve não somente a que tais procedimentos reduzem a ingesta calórica sem o desconforto de uma privação alimentar excessiva por parte do paciente, mas também ao fato de que a maioria dos centros aborda o tratamento de uma forma multidisciplinar.  Uma grande parte dos pacientes obesos apresenta transtornos alimentares caracterizados por ataques de comer relacionados à ansiedade e estados de humor depressivo.  Sabe-se que tais pessoas tendem a ‘adaptar’ seu padrão de alimentação compulsivo após os tratamentos bariátricos (p. ex., “beliscando” carbohidratos continuamente, ingerindo grandes quantidades de alimentos líquidos hipercalóricos, etc.), o que acaba comprometendo os resultados.  Sabe-se também que a (em geral drástica) mudança na forma e imagem corporais que se segue a tais procedimentos traz consigo a emergência de conflitos psicológicos e necessidades de adaptação à nova condição.  Em linhas gerais, estes são os motivos pelos quais a avaliação e o acompanhamento psiquiátricos são importantes no tratamento da obesidade.

2 comentários:

aline disse...

Eu mesma já sinto que preciso de um psicologo urgente, estou tendo umas crises compulsivas, isso anda me preocupando, nao posso botar tudo a perder agora de jeito nenhum, beijosssss

Carol disse...

Obrigada por divulgar o serviço de psicologia amiga!!! Tanto quanto a cirurgia o acompanhamento psicólogico é mega importante para o sucesso da cirurgia!! espero sua visita no meu blog e comentários sobre o texto transformação!