RUMO A GASTROPLASTIA

ANO NOVO,METAS NOVAS:

segunda-feira, 27 de abril de 2009

MATÉRIA EXIBIDA NO FANTASTICO DE HOJE.


Obesos enfrentam dificuldades para viajar de ônibus, avião e metrô
Metrô de SP vai implantar assentos especiais para gordinhos.Advogado lembra que obesos têm direito a lugar preferencial.
Os gordinhos já podem respirar aliviados: até o fim de junho, cada trem do Metrô de São Paulo terá duas cadeiras especiais para obesos. A novidade deve aliviar um pouco os problemas dessa parcela da população, que enfrenta problemas nos meios de transporte.

Veja o site do Fantástico “Nosso banco tem 90 centímetros de largura, ele é correspondente à largura de dois bancos tradicionais, de dois bancos comuns”, disse o gerente de operações do Metrô, Wilmar Fratini. A novidade vai ajudar a diminuir o constrangimento do gordinho no transporte público, porque, quando chega um passageiro como o comerciante Fábio Riskallah, 168 quilos, muita gente pensa: “Não, não senta aqui. Senta ali, senta ali”.
Nos Estados Unidos, depois de receber muitas reclamações de passageiros incomodados com os gordos, a empresa United Airlines anunciou uma medida controversa. Agora o obeso pode ser obrigado a pagar duas passagens, ou uma na classe executiva, bem mais cara. Outras companhias aéreas no mundo já fazem o mesmo. Será que essa moda pega por aqui, onde 13% dos brasileiros adultos são obesos? “Não há a mínima possibilidade de discriminar o obeso e exigir dele qualquer valor a mais para a prestação do mesmo serviço”, disse o advogado especialista em defesa do consumidor Aristóbulo de Freitas Como gordo sofre, viu? A equipe do Fantástico acompanhou Fábio no ônibus, no metrô e no avião para mostrar o aperto que os passageiros mais pesados enfrentam quando não há cadeiras especiais. O sufoco começou já na catraca do ônibus. “Não tem como destravar nada?”, perguntou Fábio enquanto tentava passar na catraca. “Está destravado”, respondeu o trocador. “Então não passa não. Nem que a vaca tussa”, respondeu Fábio, resignado. O jeito foi entrar por outra porta - e ficar apertado nos bancos. No Metrô, passou pelo aperto novamente.Fábio viajou pela primeira vez de avião. “O cinto não cabia. Tive que pedir para a aeromoça me dar uma extensão, ou um extensor, como chamam, e aí veio tranqüilo”, contou o comerciante. Ninguém precisa, claro, passar por vexame. É direito do obeso, garantido por uma lei federal, ter assentos exclusivos em todos os meios de transporte. “Quando ele [o obeso] for firmar algum contrato de transporte público, seja aéreo, seja terrestre, ele deve pedir o seu local preferencial, o seu local que a lei já determina. O obeso tem que exercer os seus direitos. Não pode ter vergonha”, explicou Freitas.

Em São Paulo, por exemplo, um a cada cinco ônibus já está preparado para receber os cheinhos. Um banco duplo, sem a divisão. O obeso também não é obrigado a passar pela catraca. Ele pode descer pela frente. “Ninguém é gordo porque quer, os obesos merecem nosso respeito”, lembrou o advogado. "O direito é adiquirido. Os gordos unidos jamais serão vencidos", disse Fábio.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

2 comentários:

Cris Fênix disse...

Oi Rogélia, tudo bom?
Queria saber se tem como eu colocar o link das irmãs de guinho no blog para eu divulgar para as meninas.
Beijos

Marina disse...

Oi Rogelia!
Encontrei seu blog pois estou me informando mais sobre a cirurgia bariátrica. Adorei seu blog cheio de informações!!! :)
Eu estarei fazendo a minha cirurgia em Junho, e estou tentando ler e me informar bastante.

Bom, vou voltar aqui sempre!

Beijinhos pra vc! ;)
Marina.